O que é "normal"?

July 10, 2017

"Não sou gorda nem magra: sou normal".

 

Quem já não disse ou ouviu isso?

 

E a gente ficou aqui pensando... o que é "normal"??? E, mais do que isso: o que é "anormal"??? <carinha de emoji pensativo>

 

Bom,  se ser "normal" é não ser nem gorda nem magra, ser gorda ou ser magra é "anormal"?

 

Hummmm....

 

Aí isso começou a nos incomodar.

 

Em primeiro lugar porque existe essa necessidade de nos colocarmos em caixas/rótulos ("magra", "gorda", "alta", "baixa") e que não faz o menor sentido, pois são conceitos bem relativos - posso ser mais magra que fulana e mais gorda que ciclana, certo?

 

E, em segundo lugar, porque isso define o que é normal e o que não é normal. E normal é ser o se é e ponto. Anormal é gastar tempo e energia pra ficar se preocupando em qual rótulo eu me encaixo.

 

Então, antes de definirmos, pela nossa experiência de vida (que nunca vai ser igual a de ninguém, então o que é normal pra mim pode não ser pra você - e tudo bem) o que está fora da normalidade, vale refletir um pouco e pensar que esse tipo de atitude, aparentemente tão pequena e corriqueira, pode estar incomodando alguém - provavelmente quem não se encaixa no seu conceito de "normal".

 

E se você sentir aqueeeeeeela necessidade de se colocar num rótulo que não se encaixe, pela sua percepção, no conceito de "magra" nem no conceito de "gorda", se assuma como "media". Afinal, "médio" é, de fato, um tamanho, que não é grande nem pequeno. Assim faz mais sentido e não deixa ninguém de fora do que é considerado "normal".

 

Estamos combinadas?

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

November 22, 2019

November 1, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags